quarta-feira, 14 de maio de 2014

Uma criança com dificuldades de aprendizagem pode aprender uma língua estrangeira?


Pode. Há, no entanto, que ter em conta alguns aspetos.

Uma criança aprende línguas estrangeiras com muito mais facilidade do que um adulto. Isto deve-se ao facto de o seu cérebro ainda se encontrar em desenvolvimento e de o seu aparelho fonador ainda poder adaptar-se aos sons de uma língua que não a língua materna.

As dificuldades de aprendizagem apresentadas por uma criança na sua língua materna serão as mesmas que apresentará na língua estrangeira. Para que a aprendizagem da segunda língua tenha sucesso, o professor terá de ter em conta as necessidades da criança e optar por um estilo de ensino adaptado às suas necessidades, por exemplo, dando prioridade ao ensino por meio de imagens, movimento, músicas, etc..

Infelizmente, apesar de alguns esforços levados a cabo, nem todas as escolas e nem todos os professores estão sensibilizados para este problema nem dispõem de ferramentas adequadas para odotar uma nova abordagem mais orientada para estes alunos.


Cabe aos pais  lutar pelos direitos dos seus filhos. Se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem contacte a Associação de Pais da escola e seja pró-ativo na criação de melhores condições para as crianças com dificuldades de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário