quinta-feira, 8 de maio de 2014


Eu digo "bela" por que é que tenho de escrever "vela"?


Em Portugal a língua oficial é o português mas essa língua é constituída por variantes geográficas a que chamamos dialetos. Ou seja, todos falamos a mesma língua mas há algumas características específicas de cada zona do país.

No norte de Portugal verificou-se um desaparecimento da oposição entre o /b/ e o /v/ sendo que, geralmente, as palavras que se escrevem com “v” são articuladas na oralidade como /b/.

Uma vez que se trata de uma variante em relação à chamada norma padrão, considerada a norma de prestígio, observamos, frequentemente, indivíduos com pouco conhecimento linguístico que pretendem esconder a sua variante e acabam por cometer erros trocando os “b” pelos “v”, por exemplo, ao dizer “vola” em vez de “bola”. A este fenómeno dá-se o nome de hipercorreção.

Na escrita temos de obedecer à norma padrão por uma questão de uniformização da língua mas na oralidade cada um fala de acordo com o dialeto da sua região. Apesar de os dialetos não serem considerados norma de prestígio não são menos legítimos e são até muito importantes pois são representações vivas do percurso da história da língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário