segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bem-vindos ao Blog da escrita!

Sou Tradutora há 14 anos, investigadora no Centro de Linguística da FLUP e Mestre em Linguística Portuguesa.
Tenho um filho a frequentar o ensino pré-escolar e uma filha no 1.º ciclo. Tendo em conta a minha formação, as letras têm sido o meu foco de atenção relativamente ao desempenho dos meus filhos, em especial, da minha filha que já se encontra num nível linguístico mais elevado.

Ser mãe ajudou-me a tomar consciência de algumas dificuldades das crianças no que respeita à escrita e, por esse motivo, achei que devia intervir pró-ativamente para desmistificar a escrita e ajudar os outros pais a integra-la no dia a dia da sua família.

Enquanto linguista e, principalmente, enquanto mãe, creio que é essencial incentivar as crianças para a escrita desde muito cedo. A escrita não tem de ser o Bicho Papão, pode ser até um forte aliado, um amigo, uma ferramenta, uma fonte de poder, um mundo paralelo, enfim, a escrita é tudo isto e muito mais! Vamos incentivar as nossas crianças a descobrir, a explorar e, quem sabe, a governar o mundo com a ponta dos dedos. E para isso, nada melhor do que uma nova abordagem para mudar o rumo das escritas das nossas crianças.

Algumas questões que as nossas crianças colocam podem parecer irrelevantes para nós falantes nativos há já alguns anos mas há que ter em conta que elas estão agora a entrar em contacto com a língua e tudo é uma novidade.

Neste blog tentarei apresentar algumas respostas simples para as perguntas complexas das crianças relativamente à Língua Portuguesa. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um e-mail e eu responderei com todo o gosto.






Sem comentários:

Enviar um comentário