quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mãe, por que estou sempre a confundir o V com o F?

Esta foi uma das perguntas que fiz à minha mãe quando andava na escola primária. A minha mãe disse-me que com o tempo isso passava pois nada tinha de que ver uma letra com a outra.
Afinal a minha mãe estava enganada e eu só descobri isso quando entrei para a faculdade, nas minhas aulas de Linguística Portuguesa.

A explicação é muito simples.
Graficamente, estas letras não são muito parecidas mas em termos fonéticos (de som) apenas um traço as distingue.

Tanto o som /v/ como o /f/ se articulam da mesma forma na cavidade bucal mas o som correspondente à letra “v” é sonoro, isto é, implica a vibração das cordas vocais, e o som correspondente à letra “f” é surdo, as cordas vocais permanecem imóveis.


O mesmo acontece com as surdas e sonoras, respetivamente, t/d, c/g e ch/j.

Sem comentários:

Enviar um comentário